Já decidiu que a área de Direito é mesmo a melhor para você? Decisão acertada, pois a carreira de advogado é mesmo muito promissora. O que talvez você ainda não saiba é que existem certas vertentes do Direito que se encontram em alta demanda por profissionais qualificados.
Esse é o caso do Direito Trabalhista e Previdenciário, uma área bastante aquecida, devido ao contexto atual do país. Então, não perca tempo e comece logo um curso de especialização, após a graduação, para levar vantagem sobre a concorrência no mercado de trabalho.
Continue lendo o nosso artigo para se informar melhor e dar um passo rumo ao sucesso profissional.
O que é Direito Trabalhista e Previdenciário?
Primeiro, é importante saber exatamente no que consiste a sua futura profissão como advogado trabalhista e previdenciário.
Na área trabalhista, o advogado lida com as questões que envolvem as relações entre patrões e empregados. O seu trabalho será atuar em consultoria, na prevenção de conflitos ou como representante de uma das partes, em casos de processos na justiça por descumprimento das normas trabalhistas.
Um exemplo: se um empregado reclama em juízo que trabalhou além da jornada sem receber horas extras, haverá um advogado trabalhista atuando em sua defesa e outro profissional respondendo pela empresa acusada.
Já o Direito Previdenciário cuida das questões que envolvem pendências perante os órgãos de previdência social ou privada. Para que não fiquem dúvidas, lembre-se:
- a previdência social é paga por todos os trabalhadores para ter direito à aposentadoria e outros benefícios do órgão público Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
- a previdência privada ou complementar é opcional, individual, tem regras diferentes e é contratada junto às instituições financeiras.
Assim, o profissional especialista em Direito Previdenciário precisa conhecer profundamente tudo o que se refere à previdência, para atuar em defesa de seus clientes.
Por exemplo: se o INSS negar o pedido de aposentadoria do trabalhador, ele precisará contratar um bom profissional da área para analisar os motivos e defender os seus direitos.