Artigos,noticias

AÇÃO DE REVISÃO DO PASEP PARA SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS, ESTADUAIS, MUNICIPAIS, EMPRESAS PÚBLICAS, MILITARES NA ATIVA, RESERVA, APOSENTADOS, PENSIONISTAS E ESPÓLIO EM FACE AO BANCO DO BRASIL S/A.

JL FERRAZ ADVOCACIA E ASSESSORIA

I. O que é o PASEP?

PASEP é a sigla para “Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público”. Esse Programa foi criado pela Lei Complementar n.º 8/70, a qual determinou que a União, os Estados e os Municípios deveriam realizar depósitos periódicos de um percentual de suas receitas na conta do PASEP para que o Servidor Público tivesse um bom valor acumulado quando se aposentasse.


II. Qual era a finalidade do PASEP antes de 1988?

Era proporcionar ao servidor público uma participação na receita da União.

III. Qual é a finalidade do PASEP após 1988?

Após a CF de 88, o PASEP passou a integrar o FAT, e a custear o pagamento do seguro-desemprego e do abono salarial, para que os recursos fossem utilizados pelas instituições financeiras nas linhas de crédito do FAT:

Art. 239 da CF/88 – A arrecadação decorrente das contribuições para o Programa de Integração Social, criado pela Lei Complementar nº 7, de 7 de setembro de 1970, e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, criado pela Lei Complementar nº 8, de 3 de dezembro de 1970, passa, a partir da promulgação desta Constituição, a financiar, nos termos que a lei dispuser, o programa do seguro-desemprego e o abono de que trata o § 3º deste artigo.

IV. E o saldo do PASEP até 1988?

A Constituição Federal determinou que todos os valores acumulados até 1988 deveriam ser mantidos na conta, observando os critérios de saque previstos na Lei Complementar n.º 8/70.

V. O que aconteceu com o saldo do PASEP até 1988?

Desapareceu. Os saldos de 08/88 ou 10/88 simplesmente sumiram, quando se verifica as microfilmagens em 1989.

Desapareceu. Os saldos de 08/88 ou 10/88 simplesmente sumiram, quando se verifica as microfilmagens em 1989.

Agora perceba que no extrato do ano seguinte, em 1989, esse valor sumiu:

É por isso que os servidores quando vão sacar o PASEP se deparam com uma quantia insignificante, entre R$ 500,00 (quinhentos) e R$ 2.000,00 (dois mil reais).

VI. Quem tem direito de ajuizar a ação?

Todos os servidores públicos e funcionários públicos, pertencentes à União, Estados, Distrito Federal, Municípios, Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista que cumprirem os 2 (dois) requisitos abaixo:

1 – Ter ingressado no serviço público antes de 1988.

2 – Ter tido conhecimento do desfalque a menos de 10 anos.

3-   Pensionista e Espólio do titular do PASEP.

VII. Qual o valor a receber?

Para saber o valor que tem direito de receber é necessário realizar cálculos complexos.

Nós disponibilizamos planilha para isso.

VIII. Alguém já ganhou a Ação?

Sim. Várias pessoas.  Tem ALVARÁ demonstrando o levantamento de 100 mil.

Há também um conjunto de julgados, item V.

Nesse sentido, apresentamos:

M. Advocacia essencial: Procuração; Declaração de hipossuficiência econômica; Contrato de honorários; Ficha de atendimento.
Encarte explicativo para os clientes.
Petição para cumprimento de sentença.
   
    Consultoria
Por telefone, email, whats app; Colocamo-nos à disposição para ajudar em qualquer dúvida, Enquanto precisar, é só entrar em contato.
   
   Planilha de cálculos A planilha faz os cálculos mês a mês. Mostra a evolução do valor cobrado desde o início, repito, mês a mês, até a data atual, aplicando juros, correção, conversões e outros, no respectivo mês que ocorreram, observando as particularidades de cada período. É uma planilha testada, fidedigna e a qual utilizamos em nossos escritórios (processos).   https://1.bp.blogspot.com/-o-gWEWTwDW0/XXZN4KANx_I/AAAAAAAAKNA/lXioV8zMalQ56egzLegVKuAF7dPyHchfgCLcBGAs/s640/RECORTES%2BDA%2BPLANILHA%2BCOTAS%2BPASEP.jpg  

Tags :

Artigos,noticias

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *